quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eternamente grato (a Virtus)

Boas Virtus, João, de qualquer forma.
 
Já te tinha agradecido no seguimento da lembrança do teu aniversário, agora agradeço-te por outro motivo.
Faixa 19, Até Sempre. Talvez das músicas mais escutadas por mim do teu álbum. Talvez pelo nome, pelo peso das palavras, pela simplicidade, basicamente por tudo.
 
Ganhou ainda mais significado com o falecimento do meu pai. Recordo-me do dia em que em família nos dirigimos para a casa funerária, e fiz questão que fosse essa música a ser reproduzida durante a viagem. Tornou-se imortal, fez com que duas simples e pequenas palavras tivessem um vasto significado na minha vida.
 
Mas mais especificamente, houve algo que me marcou e pelo qual te agradeço.
"Ao menos façam-nos peixes em aquários, como Herberto Hélder."
Apenas havia escutado o nome deste senhor no meu longínquo 6º ano de escolaridade, através da minha então professora de português que o caracterizou como "um dos melhores escritores portugueses de sempre", referindo que ninguém lhe dava valor, era desconhecido. O nome ficou-me no ouvido, apenas isso.
 
Com as constantes repetições dessa faixa, foi-me crescendo uma enorme curiosidade em saber mais deste senhor. Quem é, o que escreveu, o seu passado.. Hoje estou completamente viciado nas obras deste poeta. Já adquiri quatro livros seus, e a cada página lida e virada, a vontade de continuar a ler aumenta e aumenta.
 
Provavelmente se não gastasse 10€ no teu cd, não seria a mesma pessoa que sou hoje, não descobriria o Herberto, nem descobriria parte de mim.
Às vezes penso como podem pessoas gastar fortunas em vícios tão fúteis e pouco saudáveis, quando com pouco, ajudariam alguém que merece e dariam valor à boa música portuguesa que se faz.
 
Quero-te agradecer por isso, e por mais mil e um motivos, que indirectamente, tu sabes, a todos.
Porque música é isso, é transmitir ideais, pensamentos, reflexões, ajudas, digamos assim. E a musica essa, faz com que quem oiça consiga receber todo o esforço e o contexto de cada letra aplicada pelo artista. E tu, melhor que ninguém fazes isso. Escassos minutos alteram vidas.
 
Deve ser gratificante ver que toda essa paixão de escrita é recompensada, e ver que a dedicação que é imposta em cada letra, tem o efeito desejado.
Apesar disto ser um desabafo, uma nota de agradecimento, também quero "exigir" que mais músicas da tua parte ganhem vida. Terei todo o gosto em ir a mais um concerto, a comprar mais um cd, a perder mais umas quantas horas da minha vida a escutá-las.. porque no fundo não se perde, ganha-se.
 
Desculpa o incómodo, mas senti necessidade de o fazer.
Continuação do excelente trabalho, aguardo novidades.
Deste teu fã,
Abraço.
 
https://www.facebook.com/virtus151/posts/600820549996738?stream_ref=10

Sem comentários:

Enviar um comentário